Visamos na matéria que agora iniciamos apresentar e revelar o que tem ficado oculto a aqueles que
professam a fé em Jesus. Contudo, é para esse grupo credo e bem intencionado,
vítimas das inverdades bíblicas sobre a graça de Deus, submetidos a mensagens
de cunho moral-ético-religioso, oprimidos e massacrados por um jugo que seus
próprios administradores não suportam.
Na condição de pastor e profundamente identificado com a teologia luterana, sendo esta categoricamente bíblica, logo verdadeira, exponho neste artigo, posicionamentos na pretensão de conduzir a muitos que amam a verdade de Deus fazerem ardorosas reflexões que libertam verdadeiramente.
Na condição de pastor e profundamente identificado com a teologia luterana, sendo esta categoricamente bíblica, logo verdadeira, exponho neste artigo, posicionamentos na pretensão de conduzir a muitos que amam a verdade de Deus fazerem ardorosas reflexões que libertam verdadeiramente.
NADA PURO NO
ESGOTO
A verdade do evangelho é o nosso objetivo,
isto é, informando sobre a graça de Deus, tanto deturpada no seu sentido
de abrangência. As mensagens moralizante tem ao longo dos tempos excluído o
Senhor Jesus do contexto da Graça salvadora, justificadora e santificadora. É
contra aos que falam em nome de Jesus, mas que agem buscando louvores para si,
que a Fé Protestante Luterana, (FPL) se manifesta com intuito de mostrar que "da imundícia não se pode tirar nada
puro" (Jó 16.4). Da mesma maneira como a nossa justiça é apresentada pelo
profeta Isaías, como trapo de imundícia. A graça e a lei têm sido mixadas
criando grandes indefinições, por trabalharem com a culpa e trazendo grandes
transtornos de comportamento, por exigirem ao homem o que é impossível à sua
natureza. Tais líderes por serem articulados nas suas predicações visam
usufruir inescrupulosamente a seu favor com ensinos e pregações comerciais. Ou
seja, se não fizerem como eles dizem o Reino dos céus ficarão distante e
inalcançável aos seus ouvintes. Como se a graça de Deus tivesse alguma coisa a
ver com o verbo FAZER na subtração do CRER (João 6.28,29). A deontologia tomou
o lugar de Jesus em muitos ambientes eclesiásticos. O ensino sobre a obediência
tem tirado daquele que se fez obediência por muitos (Rm. 5.19), tamanha indiferença com aquele que é a propiciação
pelos pecados, Jesus.
A VERDADE NÃO FAZ
SUCESSO
Há um grupo de bem intencionados, mas que são adversários
da verdade, pois esta foi contaminada por um modelo que aqui se estabeleceu. Mesmo
descobrindo a verdade e esta revelando a mentira que eles têm ensinado a uma
grande massa, não haveria interesse deles em mexer no que já está feito, com
medo de perder os favorecimentos que a verdade com certeza, tiraria. A mentira
faz sucesso, a verdade não! A verdade crucifica.
A VERDADE É
INEGOCIÁVEL
Não visamos uma nova proposta de apresentarmos e revelarmos
o que tem ficado oculto a aqueles que professam a fé em Jesus. Contudo, é para
esse grupo credo e vítimas das
inverdades bíblicas sobre a graça de Deus, submetidos a mensagens de cunho
moral-ético-religioso conduzido a sérios sofrimentos de ordem emocional que
escrevo essa matéria sem nenhuma preocupação. O cristão não deve negociar com a verdade. A
verdade não engessa, não mumifica, não paralisa, não normatiza, a verdade não
hipocritiza, a verdade não é travesti, ou seja, não se transforma em outra
aparência, a verdade é uma pessoa, digna de reconhecimento e isenta das fraudes
utilizadas em nome dessa verdade.
A verdade do
evangelho que é o nosso objetivo, isto é, informando sobre a graça de
Deus, tanto deturpada no seu sentido de abrangência. As mensagens moralizantes
têm ao longo dos tempos excluído o Senhor Jesus do contexto da Graça salvadora,
justificadora e santificadora. É contra aos que falam em nome de Jesus, mas que
agem buscando louvores para si, que a FPL , cujo cunho teológico é categoricamente
bíblico.
Maldosamente a graça e a lei têm sido mixadas, misturadas
criando grandes indefinições, por trabalharem com a culpa e trazendo grandes
transtornos de comportamento, problemas sérios de ordem emocional por exigirem
ao homem o que é impossível à sua natureza. Tais líderes por serem articulados
nas suas predicações visam usufruir inescrupulosamente a seu favor com ensinos
e pregações comerciais, culpabilizando e amedrontando os fiéis a fazerem o jogo
deles. Ou seja, se não fizerem como eles dizem o Reino dos céus ficará distante
e inalcançável.
Quando os gregos receberam o evangelho, converteram em
filosofia, quando na Europa foi recebido, transformaram em cultura e quando os
americanos receberam transformou em negócio e num demônio chamado moral. A
influência americana no Brasil foi determinante com sua missão, monopolizando o
pensar bíblico, num marketing da fé e da culpa.
A FPL predica
unicamente a GRAÇA de Deus indo de encontro aos princípios normativos do fazer
como justificação à salvação. Na FPL, as questões da homossexualidade e todo
tipo de marginalização é vista num diálogo teológico-bíblico-científico. Na FPL
nos preocupamos em revelar as razões das homofobias e o que está por trás
dessas perseguições aos homossexuais e quem são esses homofóbicos religiosos.
A VISÃO DA FÉ REFORMADA
LUTERANA
A FPL visa um evangelho voltado para dor e sofrimento,
tanto no aspecto objetivo quanto aquele que atingem profundamente a
subjetividade. As injustiças sociais fundamentadas na bíblia, cuja hermenêutica
(interpretação) tem por longos anos trazidos informações de um fundamentalismo
importado, que aqui no Brasil, se amalgamou como uma verdade que muitos
indoutamente abraçaram. A FPL visa o descondicionamento das inverdades que
foram aceitas como verdades sem que ninguém as questionassem por julgarem ser
de profunda lisura.
DEUS É HUMANO
A Graça verdadeiramente libertadora vinda do Deus que foi
crucificado que se humanizou para ser como nós, homem, e que não teve por
usurpação de ser soberano, esvaziou de
si mesmo. Esse Deus andou com os marginalizados pela sociedade e ainda se
encontra no meio deles trazendo uma mensagem de esperança e amor isso porque
Deus só se revela no oposto. Tão humano como Deus só sendo divino.
Você pessoa de vida simples, vítima de uma sociedade
injusta e sem coração, aos empresários, juízes, promotores, defensores
públicos, médicos, pedagogos, professor e todos das mais variadas funções, que
percebem a manipulação do marketing da fé escreva-me: dml-47@hotmail.com e vamos fazer contatos para interagirmos
as verdades abscônditas e libertadoras contidas nas Escrituras, num propósito de ENTENDER o conhecimento que
liberta, como disse o Senhor: "E conhecereis a verdade e a verdade vos
libertará" (João 8.32).
A FPL se posiciona
contra a categoria ético-moralizante-religiosa. Essa tríade valoriza o homem em detrimento ao sacrifício de Jesus, dando a este a condicionalidade de perfeição. Quando as escrituras afirmam:
"Enganoso é o coração mas perverso que todas as coisas quem o
conhecerá?" que "somos imundos e a nossa justiça como trapo de imundícia".
Se o coração do homem é bom e nele a sua justiça não for algo reprovável, a
Justiça de Deus na cruz a favor do homem foi categoricamente em vão. Ainda
afirma as escrituras "Não há um justo se quer e nem quem faça o bem"
"Não há quem busque a Deus". Por isso afirmamos que a moral é um "demônio" porque valoriza o homem numa rejeição ao sacrifico feito de UMA VEZ POR TODAS
(Heb. 10.10,12,14,17,18 ). Não fazemos apologia contra a moral e a seu
princípio ético, todavia, nenhum ser humano poderá se sentir aceito por Deus
por ter bom comportamento, por não roubar, não adulterar (Lucas 18.9-14a) etc. A prática moral e o seu principio ético tem função horizontal, visa a interpessoalidade, a boa relação com o próximo, razão porque não somos o que fazemos, mas sim o que sentimos. Sentir é a causa o
fazer seu efeito.
A RESIDÊNCIA DO PECADO
Todo pecado praticado é antecipado no coração. “Do coração que procede as saídas da vida”. Ainda que não cometamos os atos já mencionados, a nossa subjetividade, o nosso coração nos condena. Todo ser humano por mais correto que seja em sociedade tem um malandro dentro dele. Caso contrário os ateus que têm uma vida descente em todos os aspectos da vida deveriam ser chamados também de cristãos. O pecado não é opção é uma habitação, uma morada. A essência do homem (Romanos 7.18). O pecado é força supra-individual. Fugiu ao controle do ser humano e se constituiu em poder. Lutero declara que o pecado não é algo no ser humano, é algo do ser humano. Continua ele em dizer que o ser humano costuma defender seus próprios interesses, mesmo quando aparenta submissa piedade. Quer afirmar-se frente a Deus, construir sua própria justiça (Filipenses 3.9).
A FPL entende que o cristão já morreu para o pecado (Romanos 6.2), mas que o pecado ainda não morreu para o cristão ( I João 1.10).
LUTERANISMO E CALVINISMO
A RESIDÊNCIA DO PECADO
Todo pecado praticado é antecipado no coração. “Do coração que procede as saídas da vida”. Ainda que não cometamos os atos já mencionados, a nossa subjetividade, o nosso coração nos condena. Todo ser humano por mais correto que seja em sociedade tem um malandro dentro dele. Caso contrário os ateus que têm uma vida descente em todos os aspectos da vida deveriam ser chamados também de cristãos. O pecado não é opção é uma habitação, uma morada. A essência do homem (Romanos 7.18). O pecado é força supra-individual. Fugiu ao controle do ser humano e se constituiu em poder. Lutero declara que o pecado não é algo no ser humano, é algo do ser humano. Continua ele em dizer que o ser humano costuma defender seus próprios interesses, mesmo quando aparenta submissa piedade. Quer afirmar-se frente a Deus, construir sua própria justiça (Filipenses 3.9).
A FPL entende que o cristão já morreu para o pecado (Romanos 6.2), mas que o pecado ainda não morreu para o cristão ( I João 1.10).
LUTERANISMO E CALVINISMO
A FPL não quer dizer que ela seja calvinista, mas podemos
afirmar que este calvinismo tem uma relação um pouco aproximada com a teologia
luterana. Vejamos algumas diferenças entre calvinismo e luteranismo:
A santificação em Calvino é um processo para os armnianos também. Isto é o cristão
tem de estar sempre se santificando. Como se a santificação fosse uma auto separação.
Confundem santificação com ética e
moral. Ora, para ser moral e ético ninguém precisa ser cristão e muito menos ir
à igreja.
Os calvinistas são fundamentalistas, os armenianos seguem na mesma direção.
Os luteranos veem a santificação como um ato. Em Cristo e
na sua morte e ressurreição fomos de uma vez por todas santificados (Hebreus 10.14).
O eixo da teologia calvinista é a glória de Deus. O eixo da
teologia luterana é a Graça.
O calvinismo olha constantemente para o céu (teologia das
nuvens) e a teologia luterana olha para
a terra, para o homem e para a sua dor e sofrimentos. No calvinismo as portas
estão abertas para quem tem, pois tudo quase se compra. O pródigo da parábola
enquanto tinha dinheiro para gastar, não sofria problemas de identidade, mas,
esgotados seus recursos, nada mais valia junto aos porcos. Que valem os pobres
desta terra, aquela gente que não tem para garantir negócios e lucros? Parece
que o valor da pessoa humana se define pela categoria de grupo a que pertence.
Quanto à liberdade do cristão, em Calvino só é permitido o
que a bíblia permite. Já em Lutero é permitido o que a bíblia não proíbe.
Entre Lutero e Calvino o que há em comum, que ambos creem na
predestinação e na não existência do livre-arbítrio. Também creem na eleição. Uns foram eleitos para a salvação (Atos 8.1-3; Gálatas 1.15) e outros não (Romanos 9.11-14). Neste último Deus ama um feto e odeia o outro. Ama Jacó e odeia Esaú, que em muitas traduções está como "aborreceu". O verbo no texto grego do Novo Testamento é odiar: Sentimento oposto ao amor.
E o que é a bíblia para a teologia luterana? A bíblia é a
testemunha de uma causa. Sendo esta causa maior do que a própria bíblia. E esta
causa é Jesus, o Cristo.