domingo, 15 de abril de 2012

O AMOR CON + JUGO!




Iniciaremos o tema proposto, na tentativa de analisar a menção personalística que o Apóstolo Paulo faz do amor, em sua carta aos corintianos no capítulo treze.
Acredito que essa matéria será um pouco conflitante, pois nunca fugiu ao nosso objetivo o crescimento aos que têm acompanhado este BLOG, trazer-lhes informações desvinculadas de padrões e de formas, cuja maioria das pessoas estão inseridas. O não saber parece tê-las tornado mais saudáveis por ser menos doloroso. Hoje assistindo um desses programas "evangélicos" redículos de televisão (nas coisas que parecem não ter proveito sempre tem alguma coisa aproveitável, razão do estrume que ajuda no crescimento do vegetal), o pregador declarou algo que concordamos ao dizer: "que o nosso maior inimigo não é o diabo mas a ignorância". Verdade! Sendo assim, no nosso texto sobre O Amor! O que é isso? tentaremos não esgotar, por ser inesgotável, não obstante, apresentaremos um ótica talvez bastante diferenciada do que se pensa sobre ele. Procuraremos ser bíblicos, por sermos cristãos protestantes, apaixonados pelas verdades contidas nas escrituras, procurando dialogar com os dias atuais sobre a realidade desse sentimento que parece ser histórico, no entanto, hermeneuticamente não fechado em si mesmo, permitindo a ele riquíssimas abordagens.



AMOR QUE COISA "TERRÍVEL" !!!


Imaginem uma pessoa declarar : " ainda que eu entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria" (I Cor. 13.3). Se alguém quer aparecer faça uma fogueira e se lance ao fogo, ou seja, cometa um suicídio, sabendo que não valerá de nada caso isso ocorra sem amor, razão porque todo suicídio vem acompanhado de profunda depressão, logo parece ser impossível alguém atirar-se ao fogo por amor, pois quem assim fez em determinado dia, não foi por amor. O suícido é um assunto a ser analisado com muito carinho. O amor não mata dá vida. A locução "ainda que" não ratifica esse exagero de atirar-se ao fogo mas objetiva informar que qualquer ápice de entrega sem amor de nada valerá.

O AMOR É PERSONALÍSTICO

" O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não é soberbo, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca termina" (I Cor. 13.4-8). Observe que Paulo trata o amor como se fosse uma pessoa. Ele o personaliza. Contudo, cabe aqui o começo da nossa discussão, considerando alguns âmbitos, sejam filosóficos, psicológicos, etc., todavia, pricisamos ressaltar o que o apóstolo quis dizer ao afirmar que o amor não termina, ou seja, não acaba: O amor realmente não acaba. Mas observe ele está falando sobre O AMOR, não das relações amorosas, não está falando de casamento. Simone de Beauvoir, uma intelectual existencialista vai dizer que a única instituiçao que MATA o AMOR é o casamento. Logo, ela quer nos dizer que o casamento não é um sucídio mas um homicídio ao amor. Segundo a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), o casamento tem um efeito protetor entre os homens, mas não entre as mulheres.


O AMOR NÃO ACABA


O amor não acaba em Deus, porque "Deus é amor" I João 4.8, sendo assim, o amor jamais pode terminar, Deus não tem fim. Logo, o amor é eterno não enquanto dure. O amor é eterno porque ele independe da existência. O amor é antes de existir. Deus nos amou antes de existirmos. A Bíblia deixa claro que o cordeiro de Deus (Jesus) estava morto antes da fundação do mundo (Apoc. 13.8). Ora, Deus amou o mundo através do seu filho antes de haver vida sobre a terra.



EXPLICAÇÃO PARA O AMOR


O filósofo existencialista cristão Kierkegaard diz ser absurdo alguém pedir aos amantes explicações sobre o amor. Verdade, um absurdo! Se alguém pudesse explicar o amor tornar-se-ia insuportável ao amante saber que ao amar a sua amada ele está amando uma outra coisa que não é ela. Declara Hermann Hesse: " o que amamos é sempre um símbolo". Essa explicação acabaria, provavelmente, com uma história de amor, pois também segundo o Psicanalista e escritor Rubem Alves, quando se ama, ama-se um "manto de fantasia". Gostaria também de fazer uma outra consideração sobre o amor: Haveria uma lógica comercial no amor? "O amor com amor se paga"? Será? Claro que não! No amor não há escambo. O amor não se caracteriza nem é regido por trocas, como se fosse: "Você me ama então eu te amo." Não é assim! Eu te amo porque te amo. Angelus Silésius, místico medieval disse que o amor é como a rosa: " A rosa não tem porquês. Ela floresce por que floresce."

O AMOR CONJUGAL


A palavra conjugal vem de jugo, canga. Conjugal, con+ jugo é uma madeira atravessada sobre o pescoço dos animais. Um boi e uma vaca puxando um arado. Terrível essa palavra CONJUGAL! Diz Rubem " A canga existe para somar: dois bois valem mais do que um. Mas existem também para dissuadir: sob a canga os bois desitem de ter idéias próprias. Boi em canga não faz errado. E inútil fazer planos de sair correndo pelo mato, porque não é possível arrastar o companheiro. Sob a canga os bois ficam à mercê do carreiro e do seu ferrão. Como diria Dante: ´Deixai toda esperança, vós, bois sob a canga!´ continua Rubem: " meu dedo escorregou para jugulare, de onde vem 'jugular', derivada da mesma raiz jugum. Jugular é a veia que passa pelo pescoço, no lugar da canga. Mas jugulare, em latim tem o sentido sinistro de 'degolar' cortar a garganta. O lugar da canga é o lugar da degola (...) a canga tem um enorme poder dissuasório, o que não é verdade em se tratando das alianças. Uma aliança se tira do dedo com facilidade, o que abre caminhos para inúmeros descaminhos. Mas quem pensaria em qualquer infidelidade tendo uma canga sobre o pescoço?
Assim no momento solene das promessas, inverter-se-ia o dito de Drumond: os noivos seriam conjugados, ou seja, curvar-se-iam, ao som da Aria da 4ª corda, de Bach, esticando seus pescoços, sobre os quais baixaria a canga, símbolo supremo da sua situação conjugada-conjugal.
O processional de saida da igreja seria um pouco difícil, dada a falta de prática dos noivos. Boi novo em canga é sempre desajeitado. Mas com o tempo a prática viria".

Carlos Drumond em sua ilação sobre o amor e de maneira poética expressa:

Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga...


SEXO NO CASAMENTO


" O casamento é para as mulheres a forma mais comum de se manterem, e a quantidade de relações sexuais indesejadas que as mulheres têm que suportar é provavelmente maior no casamento do que na prostituição" (Bertrand Russel) A Psicanalista e sexóloga Regina Navarros Lins numa de suas palestras afirmou que "o tesão não dura mais de um ano" diz ela que toda a platéia que lhe assistia, ficou surpresa, outros concordando com a cabeça. Diz ela:
"Na verdade, todas as pessoas são afetadas por estímulos sexuais novos vindos de outras pessoas não os parceiros fixos. Esses estímulos existem e não podem ser eliminados.
A ideologia monogâmica induz ao recalque desses desejos, levando muitas pessoas afirmarem conceitos esteriotipados, expressos em frases como:'quando se ama só se sente desejo pela pessoa amada' ou ' se surgir tesão por outra pessoa é porque a relação não vai bem.' Isso está muito longe da realidade", afirma. " Todos sabem que é natural sentir desejo por outros. A prova é que todos os casais se controlam mesmo quando se amam e se sente correspondidos. Se a monogamia fosse espontânea, não haveria necessidade de tanto controle" finaliza Regina Lins.


O MANDAMENTO DE DEUS SOBRE O ADULTÉRIO, A COBIÇA E O SEU AMOR

Em Exôdo 20.14,17 lemos sobre os dois mandamentos acima citados, contudo, vale observarmos que os dez mandamentos surgem após a LIBERTAÇÃO, A GRAÇA, O AMOR INEXPLICÁVEL DE DEUS. Vejamos:

Em êxodo 20.2 está escrito: " Eu sou o Senhor teu Deus, que te TIREI da terra do Egito, da casa da SERVIDÃO."

Primerio Deus liberta depois dá os mandamentos. Para quem Deus deu os mandamentos? Para os que Ele libertou. Para que serve os mandamentos? Para que o homem liberto por Ele evitasse consequências no seu caminhar existencial. Por que os mandamentos vem depois da libertação, DA GRAÇA? Para aqueles que Ele libertou não tentem justificar-se dizendo cumpridor! Os mandamentos apesar de serem imperativos foram estabelicidos por saber que o homem não os cumpre principalmente na esfera da subjetividade. " Evite o cancer: relax and enjoy life