segunda-feira, 9 de abril de 2012


 TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC)







O Transtorno obsessivo-compulsivo consiste na combinação de obsessões e compulsões. O que são obsessões? São pensamentos  insistentes que se caracterizam por serem desagradáveis, repulsivos e contrários à índole do paciente. São idéias que entram sem nenhum convite, insistentemente geradoras de muito sofrimento. Exemplificando poderíamos dizer sobre aquela pessoa sincera, de honestidade admirável, de modelo ético-moral de profunda lisura,  mas que se vê envolvida por pensamentos de roubo, traição, etc. Como também alguma pessoa religiosa envolvida por pensamentos obscenos, pornográficos e que não podem ter controle sobre esses pensamentos. Contudo, importante salientar que nem todo pensamento repetitivo é obsessivo. As obsessões geram mal-estar na forma de ansiedade, tensão e nervosismo.

OBSESSÕES E IMPULSOS


A pessoa portadora do TOC pode ter impulsos, desejos opostos aos valores adquiridos ao que se refere ao comportamento. A pessoa pode ter impulsos agressivos contra si mesma e contra pessoas queridas de querer ferir, esfaquear, empurrar alguém afim de que ela caia e se machuque, afogar, matar, como outros impulsos, como furtar, trair a quem jurou fidelidade, usar de palavras obscenas durante uma solenidade religiosa, ter comportamento pedófilo. O interessante notar é que indivíduos que têm esses impulsos sente dúvida se praticaram tais atos ou não mesmo não tendo feito.
As pessoas obsessivas não são ladronas, homicidas nem suicidas. São seres preocupados em fazer algo errado e trazer prejuízo a alguém.  Os sentimentos indesejados a pessoa com TOC dizem, quase que muito pouco, comparados a sua história de vida, seus valores e condutas.
Pessoas obsessivas desse transtorno se desesperam quando encosta em alguém na rua, achando que  poderá ficar doente. Medo de contaminação. Ao ver um bebezinho parece ter uma força interna que impulsiona fazer alguma coisa contra a criança. Uma obsessão agressiva. As obsessões sexuais são muito fortes ao ver uma imagem. Elas possuem dúvidas infindáveis não consegue confiar nas coisas que fazem. Vivem como se fosse um verdadeiro inferno, não tendo segurança e paz.


LIMPEZA


Uma pessoa com TOC é diferente daquelas que são exigentes no serviço doméstico. Estas foram criadas dessa maneira e gostam de ver tudo limpo e em ordem. Os portadores de TOC fazem as mesmas coisas, mas conduzidas por outros motivos. Não conseguem deixar de fazer, sentindo-se muito mal se resistirem a esses comportamentos.
As compulsões são gestos, rituais ou ações sempre iguais, repetitivas e incontroláveis. Um paciente que tente evitar as compulsões acaba submetido a uma tensão insuportável, por isso sempre cede às compulsões. Os pacientes nunca perdem o juízo a respeito do que está acontecendo consigo próprios e percebem o absurdo ou exagero do que está se passando; mas como não sabem o que está acontecendo, temem estar enlouquecendo, e pelo menos no começo tentam esconder seus pensamentos e rituais. No transtorno obsessivo-compulsivo os dois tipos de sintomas quase sempre estão juntos, mas pode haver a predominância de um sobre o outro. Um paciente pode ser mais obsessivo que compulsivo ou mais compulsivo do que obsessivo.

SINTOMAS

O transtorno obsessivo-compulsivo é classificado como um transtorno de ansiedade por causa da forte tensão que sempre surge quando o paciente é impedido de realizar seus rituais. Mas a ansiedade não é o ponto de partida desse transtorno como nos demais transtornos dessa classe: o ponto de partida são os pensamentos obsessivos ou os rituais repetitivos.
Há formas mais brandas desse distúrbio nas quais o paciente tem apenas obsessões ou as compulsões são discretas, sendo as obsessões pouco significativas. Os sintomas obsessivos mais comuns são quando se tem medo de contaminar com qualquer coisa que implique possibilidade, quando se imagina ter ferido ou ofendido outras pessoas, imaginação de atos violentos e até homicídios, dúvidas de cunho ético-moral-religioso.
O sintoma compulsivo se apresenta numa tentativa de descontaminação lavando continuamente as mãos. Repetir determinados gestos. Verificar se as coisas estão como deveria estar, portas trancadas, gás desligado, etc., contar objetos, arrumar os objetos de  uma determinada maneira.
O melhor caminho para sair desse círculo vicioso tão sofrido é exatamente enfrentar os medos e ansiedade, resistindo à execução dos rituais. A ansiedade diminui quanto mais tempo for mantido sem o contado contato com as situações ou objetos temidos sem que recorra às compulsões. As compulsões não resolvem nada, pelo contrário, acabam reforçando cada vez mais o problema. No fundo a pessoa sabe disso, só que não tem coragem de pôr em prática. Na verdade a pessoa pensa o que não quer pensar e faz o que não quer fazer. Portanto, é importante não recriminar nem culpabilizá-la por isso. Os rituais não são prazerosos para a pessoa com TOC, apenas alivia por algum tempo seu desconforto.

GENÉTICA

A maioria dos transtornos psíquicos tem um caráter genético ou hereditário. Pessoas que têm na família alguém com TOC têm mais possibilidades de apresentarem o problema. Outros transtornos que não estão escritos e que geralmente estão presente ao TOC, são as depressões, as  fobias e o transtorno de pânico. Essas associações são chamada de co-morbidade.