terça-feira, 29 de novembro de 2011

SEXOS OPOSTOS

"Não é o inimigo que me insulta, eu o suportaria; não é um adversário que se levanta contra mim, eu me ocultaria; mas és tu, homem [sentido genérico] de minha condição, meu amigo e confidente...” (Salmo 55.13,14).


Há quase que um consenso social que a amizade entre um homem e uma mulher acabará em sexo. É natural que a força do Eros esteja presente nessas amizades. O Eros une as pessoas que se tornam próximas. O Eros se mostra estimulante, fascinante.

Todavia, não implica em usufruí-lo sexualmente. É exatamente a não valorização ao prazer sexual que faz com se torne bela a amizade entre os sexos opostos. Haverá sempre entre ambos inspiração mútua.


Teilhard de Chardin certa ocasião deu uma linda declaração: “Desde o momento em que comecei a acordar para mim mesmo e realmente expressar a mim mesmo, não mais se desenvolveu dentro de mim que não fosse sob o olhar e a influência de uma mulher”.


Faz-se necessário muitos dos homens perceberem que o não tentar conquistar a mulher, cuja proposta é amizade, levam a uma cultura própria de relacionamento entre homem e mulher e de cumplicidades. Davi ao declarar para Jônatas que o seu amor era maior do que de todas as mulheres, não implica dizer que eles se relacionavam sexualmente.


Quanto a relação celibatária existente numa amizade entre um homem e uma mulher é de uma renúncia consciente à vida sexual ativa entre ambos. Como já dizia PeterSchellembaum que a renúncia à sexualidade ativa não significa a morte do Eros.


Não resta dúvida que pode acontecer de uma mulher casada ou um homem se apaixonarem um pelo outro, mas por medo de colocar o casamento em risco, um ou outro, opta pelo caminho da amizade o que muitas das vezes é muito difícil. O que a cabeça quer nem sempre o coração deseja.


Hans Jellouscheck declarou que a amizade transparente pode ser acompanhada pelo outro cônjuge, em geral é proveitosa para o casamento.



É bom que saibamos que a partir de determinado tempo de convível entre os cônjuges, muitos homens não conseguirão satisfazer as necessidades de sua esposa, da mesma forma a mulher não conseguirá satisfazer todos o desejos do marido. Haverá sempre aquele homem e aquela mulher diferentes à relação dos dois e por ser diferente, atinge um grau de aproximação, o que poderá furtivamente nessa amizade, começar surgir as necessidades sexuais.


O bom senso será as bolas substituídas e da vez, afim de que haja bom êxito numa amizade entre pessoas casadas e do sexo oposto.