quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O AMOR DE DEUS UM ESCÂNDALO

Não há nada mais difícil e complicado do que falar sobre o amor de Deus . Estamos condicionados a pensar sobre esse amor baseado em João 3.16, entretanto, particularmente, admiro esse inexplicável amor ao ler Atos 4.27,28 que diz: “ Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungistes, se ajuntaram, na só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinha anteriormente determinado que se havia de fazer”


Se você não leu com atenção os versos acima, leia novamente, observando a mensagem que eles trazem. Perceba que Deus utilizou da natureza má de Herodes, Pilatos, dos gentios e os povos de Israel para cometerem injustiça e perversidade contra o seu próprio Filho. Deus já havia determinado que assim acontecesse. Parecendo um sadismo, entretanto somente AMOR.Um amor que aos olhos humanos parece um tanto estranho! Mas o amor Deus se caracteriza na humilhação e morte do seu filho amado.


Ao lermos João 3.16 encontramos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crer na pereça mas tenha a vida eterna.” Este verso tem sido o texto áureo para falar sobre o amor de Deus a todo aquele que no mundo Ele amou. Mas quem é esse TODO?

Ao lermos Atos 13.48, temos: “ E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna

Percebemos que TODOS no verso acima está circunscrito aos ordenados à vida. Logo, identificamos o aspecto seletivo para a salvação, ou seja, vida eterna.


CONVITE EXTERNO E INTERNO


"Vinde a mim TODOS vós que estais cansados e oprimidos que eu vos aliviarei” (Mateus 11.28).

O convite é a TODOS. Está claro o verso mencionado. Mas quem são esses TODOS?

Jesus categoricamente afirma queNinguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer” (João 6.44). Assim também Ele diz: Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não for concedido” (João 6.65).

Observe o pronome indefinido "NINGUÉM" O que é ninguém? Ninguém é ninguém. Nenhum ser humano se movimenta em direção a Jesus sem a ação do Pai. Todos, então, é restritivo


TODOS = MUITOS


Concluímos que, Atos 4.27,28 não foi para todos em sentido genérico que Deus amou, mas a todos em sentido restrito. Por que de tal afirmação TODOS =MUITOS?

“ Mas não é assim o dom gratuito como ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram MUITOS, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo abundou sobre MUITOS (...) porque, como pela desobediência de um só homem, MUITOS foram feitos pecadores, assim pela obediência de um MUITOS serão feitos justos” (Rm 5. 15,19)

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho; a fim de que seja o primogênito entre MUITOS irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou: e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”. (Rm. 8.28,29).

Gostaria de chamar-lhe à atenção aos verbos no pretérito: - chamou - predestinou - justificou - glorificou. Observe que esses verbos declaram um feito realizado em tempo passado, cujos efeitos permanecem para sempre evidenciando assim, que muitos já foram escolhidos antes da fundação do mundo à salvação eterna. A expressão "e aos que..." é restritiva, logo, já está determinado os que foram chamados, predestinados, justificados e glorificados. Por essa razão todas as pessoas no mundo não terão esse privilégio. Os que têm esse privilégio são considerados vasos de honras e os que não, vaso de desonra " Mas , oh homem, quem és tu, que a Deus replica? Porventura a coisa formada dirá ao que formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro par desonra"? (Rm. 9.20,21).

Um matemático francês chamado Laplace, manifestou o pensamento de que, se uma inteligência pudesse saber a posição de todas as partículas de matéria, em dado momento, todas as nossa dúvidas se dissipariam e o futuro e passado se discortinariam diante de nossos olhos. A idéia por trás disso é a de que tudo o que vai acontecer já está escrito. Esta visão é chamada determinista.

Voltemos a introdução dessa matéria, lendo outra vez Atos 4.27,28:

“ Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungistes, se ajuntaram, na só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinha anteriormente DETERMINADO que se havia de fazer”

E aí ficou claro? Muito bem. É isso aí!

O escândalo desse amor se caracteriza ao contemplarmos que este antogoniza-se com aquilo que entendemos por amor. Os versos de Atos 4 acima mencionados, jamais poderiam nos conduzir a um sentimento de amor como sinônimmo de afeto, mas sim por uma ótica humana de um Pai cruel, cuja soberania assume expressões de inexplicável profundidade. Contudo, fica evidente que o amor de Deus é seletivo: "Amei a Jacó e odiei a Esaú" (Rm. 9.13), mas a Graça garante a universalidade do Amor em várias línguas, etnias, dando continuidade ao processo seletivo, é que na eleição está caracterizada a particularidade da salvação. Sendo assim, somente os eleitos serão salvos."Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal para que o propósito de Deus segundo a ELEIÇÃO, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama foi dito a ela: O maior servirá o menor. como está escrito: amei a Jacó e odiei a Esaú" (Rm. 9.11-13).