quinta-feira, 1 de março de 2018

O Pavor Colesterol
Resultado de imagem para colesterol

Antes de mais nada fica aqui a informação que não sou médico nem nutrólogo. O artigo aqui escrito é resultado de pesquisa escrita e também, resultado de alguns vídeos assistidos, de algumas autoridades no assunto, que trazem ao lume, informações importantes à saúde humana, até então desconhecidas, e que em algumas situações, parece terem sido passadas de maneira errada por profissionais da área de saúde ao público assistido de maneira geral. Todavia, jamais estaria aqui com a intenção de discutir assuntos da ordem médica, como da medicina tradicional, por eu não ter cursado uma faculdade de medicina e também não ter feito uma faculdade de farmácia, não ter estudado nutrologia. Longe, de mim, tais pretensões para com aqueles que estudaram tantos anos, e se dedicaram muito e com determinação, ao propósitos de serem os profissionais formados e que merecem todo o reconhecimento e respeito nas funções que exercem.

Abaixo se encontram os vídeos com informação sobre o texto que se segue.

Ao fazermos alguns esclarecimentos sobre o assunto, precisamos, desde já, saber o que é colesterol. O que é o colesterol? Respondendo o que ele não é, saberemos o que ele é. O colesterol não é gordura. O colesterol não é produzido a partir de gordura, mas é produzido a partir do Acetil CoA .
Quando analisamos bioquimicamente a formação endógena de colesterol verificamos que grande parte é produzida através de uma substancia denominada acetil- coa. Mas de onde vem o acetil-coa? Vem justamente do metabolismo da glicose, ou seja, do carboidrato e é justamente aí que mora o perigo. Hoje sabemos que o grande vilão da história é justamente os carboidratos refinados que ingerimos exageradamente. São eles os grandes culpados pelo excesso de peso, pelo diabetes tipo II, pela dilslipidemia e pela formação de placa de aterosclerose, declaração da Dra Liliane Lemesim.

O colesterol é um lipídio, toda gordura é lipídio, mas nem todo lipídio é gordura. É assim com o colesterol. Mas então o que é o colesterol? O colesterol é um esteroide. O que são os esteroides? São hormônios e enzimas que interagem, cuja interação resulta na manutenção da vida. Os esteroides são hormônios produzidos pelo córtex da suprarrenal responsável por inúmeras funções no organismo.  O colesterol deriva de uma substância chamada ciclopentanoperidrofenantreno que não tem nenhuma gordura, não possui nenhum ácido graxo na molécula que o identifique como gordura. Por definição, o colesterol, é um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteroide, encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos. Esta é a definição que você encontra na Wikipédia. Perceberemos durante a leitura deste artigo que o colesterol é mais amigo do que inimigo. É mocinho e não bandido.
A informação tradicional parece ter assustado muitas pessoas por atribuir ao colesterol um perigo à vida humana, demonizando-o.

Numa vila Localizada em Massachusetts chamada de Framingham onde foi feito um dos maiores estudos de cardiologia do mundo, descobriu-se que as pessoas que morriam com infarto agudo do miocárdio tinham a taxa normal de colesterol ou colesterol baixo.  Qual seria a explicação para isso? O que é isso que se tem aprendido colocando o  colesterol como vilão? Ainda que o colesterol seja encontrado na "cena do crime", não significa dizer que ele é o responsável pela morte.
Como já disse o reconhecido médico cardiologista e nutrólogo, Dr. Lair Ribeiro: "O fato das pessoas solidárias com um carro em chamas na estrada, e cada uma delas estão com extintores, não significa que elas incendiaram o veículo. Assim é o colesterol que parece junto a artéria obstruída. Ele está ali para ajudar".

O que faz o entupimento das coronárias? A artéria,  no seu interior é formada por uma camada única de células chamada de endotélio. O endotélio de maneira silenciosa e crônica, inflama. Vale ressaltar que a palavra crônico vem de "chronos" do grego que significa tempo. O colesterol que aparece na cavidade da artéria é para ajudar como um anti-inflamatório, para corrigir o que está acontecendo por um determinado período, por um determinado tempo. Só que neste momento aparece na cavidade da artéria, macrófagos, cálcio, plaquetas e aí vai se formar a placa aterômica. Se a artéria não estiver inflamada pode passar por ali grandes quantidades de colesterol que não acontece nada a ela. Sendo assim, o colesterol nunca foi responsável por lesões arteriais, muito menos pelos infartos.

O órgão que mais produz coletsterol é o fígado. 90% do nosso colesterol é formado neste órgão. somente 10% do colesterol provém de fatores ligados à alimentação. O colesterol não vem das gorduras. As gorduras não geram colesterol. o que faz o figado produzir mais colesterol, além dos 90% são os carboidartos. As massas, os doces, açucares, farinha refinadas, levam o aumentam do colesterol e a inflamação do endotélio.
O colesterol é tão importante para a saúde que as membranas celulares (lipoproteinas) são feitas de colesterol. Grande parte do cérebro é formado por colesterol. A mielina dos nervos são formado por colesterol. Os hormônios esteróides são formados pelo colesterol. A vitamina D é feita a partir do colesterol.
Segundo alguns médicos nutrólogos há um perigo muito grande com as novas diretrizes que baixam o colesterol, a níveis toleráveis através de informações equivocadas, atribuindo-as como corretas. Por exemplo uma pessoa idosa não deve ter o nível de colesterol baixo. Um idoso com colesterol baixo entra demência precoce, Vai perder a memória, vai entrar em depressão profunda e o índice de suicídio com o colesterol baixo é muito alto. A estatística afirma que morre mais idoso com colesterol baixo que com colesterol alto, afirmam.

LDL e HDL
LDL é a sigla de Low Density Lipoproteins, que significa lipoproteínas de baixa densidade, também chamado de "mau colesterol". O LDL transporta o colesterol do fígado até às células dos tecidos e favorece o seu acúmulo nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo do sangue, estando diretamente relacionado a doenças cardíacas. O LDL tem mais gordura que proteína. Mas como é mau colesterol se precisamos de colesterol nos tecidos e é ele que faz esse transporte?
Lair Ribeiro afirma que há onze tipos de LDL: moléulas grandes, médias, pequenas e as muito pequenas. Desses onzes tipos só dois poderiam ser chamados de ruins. São os muitos pequenos e pequenos. Eles oxidam mais e pentram mais na camada do endotélio.  Os nove tipos de LDL não são ruins, são bons.

O Dr. Marcos Natividade médico cardiologista e ortomolecular afirma numa entrevista (vídeo abaixo)  "não existe colesterol ruim", baseado numa informação passada por um bioquímico que foi o seu melhor da área professor na faculdade.
O Dr. Lair Ribeiro declara que não há diferença entre o HDL e o LDL. A diferença se encontra na veiculação proteica. O LDL veicula o colesterol do ficado para o corpo, enquanto o HDL do corpo para o o fígado.
O LDL pode ser bom, afirma. Às vezes a pessoa está com o LDL elevado, mas dependo do tipo de LDL (são onze tipos e somente dois são maléficos , ou outros nove são bons ou neutros) não há nada de errado no sangue. Se o LDL está elevado, cabe uma pergunta: Qual o LDL está elevado? Se ele estiver entre os nove não existe nenhum problema com a pessoa.  
HDL é a sigla de High Density Lipoproteins, que significa lipoproteínas de alta densidade, também conhecido como “bom colesterol”. O HDL é capaz de absorver os cristais de colesterol, que são depositados nas artérias, removendo-o das artérias e transportando-o de volta ao fígado para ser eliminado. O HDL tem mais proteína que gordura.

O HDL é chamado de “bom colesterol”, pois, uma vez que o indivíduo possui níveis elevados deste tipo de colesterol, ele pode se tornar um benefício, reduzindo o risco de doenças do coração.
Mas como surgiu esse pavor sobre o colesterol como um bandido, um vilão? Em 1784  o colesterol foi identifcado na bíli, por isso é chamado colesterol, vem de coli que siginifica visícula biliar. Após cem anos aproximadamente, um patologista polonês chamado Rudolf Ludwig Karl Virchow, ao examinar uma placa de ateroma encontrou colesterol numa artéria o que não significa dizer que foi colesterol que causou a placa, apenas o encontrou lá. Já em em 1913 um cientista russo chamado Nikolai Anitschkow, em St. Petersburg, Rússia, alimentou coelhos com colesterol e constatou alterações ateroscleróticas em suas artérias. Ora, o coelho é um animal herbívoro, logo não se alimenta de nenhuma substância animal. O colesterol pertence a classe de alimento animal e não vegetal. Não há colesterol no reino vegetal. Se o coelho que só alimenta de vegetal, como irá metabolizar o colesterol? Em  razão disso,  o coelho criou placa de ateroma na aorta e essa ideia se espalhou no mundo, tornando o coletesterol, um vilão.
Gordura insaturada/ saturada

Há muito tempo, e ainda esse conhecimento errado, permanece, que a gordurta insaturada é benéfico à saúde o que não é verdade. A gordura insaturada oxida com mais facilidade. Quando a gordura insaturada vai para frigideira ela se transforma em trans ao ser aquecida. Segundo estudos e pesquisas a gordura insaturada entraram no mercado em 1911. O primeiro infarto do miocárdio foi em 1925. Segundo a estática morreram nos Estados Unidos três mil pessoas com infarto e isso se deu em 1930. Esse índice vem crescendo assustadoramente, tudo, na maioria das vezes em razão dos óleos vegetais. Os óleos vegetais são gorduras insaturadas. Ao contrário dessa gordura temos a gordura saturada que faz bem ao organismo, exemplo: a gordura de porco, a gordura animal em geral, o óleo de coco, etc.
AS ESTATINAS. Sobre as estatinas há um vídeo abaixo muito esclarecedor. Segue abaixo diminutas informações sobre as estatinas que poderão serem vistas no vídeo do Dr. Lair Ribeiro.
Segundo pesquisadores a primeira Estatina a ser ingerida no mundo foi dada em 1959, chamada de Triparanol não permaneceu no mercado farmacêutico por ser responsável por cegueiras. Em 2001 surge uma outra estatina, chamada Cerevastatina causadora de várias mortes. A estatina colocada no mercado em 1987 chamava Lovastatina. Esta foi a primeira estatina aprovado pela FDA  dos EUA.

O lado escuro das estatinas
Na tradução de parte importante do traduzido do livro The Dark Side of Statins,  lemos:
Meus estudos, por mais do que na última década, revelaram lentamente os vários  mecanismos de ação das estatinas na produção de efeitos colaterais. Primeiro, aprendi sobre a inibição da droga de estatina do colesterol glial, tão vital para a memória.
Em seguida, com base em um estudo detalhado sobre o inevitável bloqueio de mevalonato de estatina associado à Coenzima Q10 e síntese de dolichol, aprendi sobre as conseqüentes neuropatias, miopatias e degeneração neuromuscular crônica.
E agora eu sei por que muitos dos efeitos colaterais das estatinas são permanentes e porque fraqueza e fadiga são queixas tão comuns. Muitas vítimas de estatinas dizem que abruptamente, quase em um piscar de olhos, eles se tornaram pessoas idosas...

Duane Graveline MD MPH
Former USAF Flight Surgeon
Former NASA Astronaut
Retired Family Doctor


Updated August 2017


Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=TW-ng5BVy24

https://www.youtube.com/watch?v=_2aMXY6qVu0

https://www.youtube.com/watch?v=54ZVTVo1_Ds

tps://www.youtube.com/watch?v=0WGFS881ULE

https://www.youtube.com/watch?v=Ao3IgPKox4E