segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PERSONALIDADE NARCÍSICA




NARCISO ADORANDO A SUA IMAGEM, COMO DIZ O MITO


Esta matéria se propõe fazer identificado aqueles que são possuidores da personalidade narcísica. Tanto na psicanálise quanto na psiquiatria o narcisismo é considerada uma patologia reconhecida como Transtorno de personalidade narcisista. Indivíduos com esse transtorno se julgam grandiosos, os melhores possuindo a necessidade de admiração e aprovação de outras pessoas em excesso. Eles necessitam ser agradados a todos instantes. Têm medo de perder seu espaço, são altivos , exacerbam em auto-projeção, a fim de que não apareça o quanto são ineptos mentais. Nas suas insuficiências, tentam se cercar de pessoas que mais menos se identifique com eles ou que percebem que podem ser influenciadas, aliciadas, na tentativa de conseguir os seu intentos difamatórios e caluniadores, crimes.


VEJAMOS COMO IDENTIFICAR UM NARCISISTA


São os maiores


O narcisista acredita que é muito importante, considera-se por cima de tudo e todos.



Necessidade de reconhecimento



Têm uma grande necessidade de sentirem-se queridos e admirados por todos, quem , sem dúvida alguma, têm que achá-lo maravilhoso. Sentem-se merecedores de uma grande admiração e respeito de todos que o conhecem, que devem sempre, de bom grado, satisfazer todos seus desejos e tratá-los de maneira especial (como por exemplo, perdoar suas promessas ou dívidas). Adora ser o centro de atenção.



Falta de empatia



Não consegue colocar-se no lugar do outro e compartilhar sentimentos. Ofende-se se alguém diz que não poderá ir a uma festa realizada por ele, sendo ela qual for. São insensíveis e desconfiam dos motivos dos demais.



Negação



Nega quem são e adoram a imagem supervalorizada que tem de si mesmo. Nega seus sentimentos de depressão e qualquer trauma que tenham sofrido. Durante uma terapia nega qualquer problema. Não existe cura para o narcisista, por se acharem importantes, nunca necessitarão de ajuda. Eles são bons demais, são no mínimo, o máximo.



Inveja



Invejam a todos e acreditam que os outros são invejosos também. Ainda que prefiram a lógica aos sentimentos, invejam as pessoas simpáticas e que são emocionalmente acessíveis. Invejam aqueles que têm o domínio do conhecimento, que sobre sai intelectualmente. Ninguém pode saber mais do que ele. Quando aceita alguém procura divulgá-lo, na tentativa de dizer que eles só conhecem gente e pessoas que têm nome e projeção social.



Arrogância e intolerância à críticas



Sente-se ofendido com facilidade, e reage com raiva quando o criticam, tratando de destruir ou desvalorizar a quem o criticou, armam e maquinam um escândalo até que os demais admitam que ele tenha razão. São categoricamente perigosos, montam as maiores ciladas para tentar destruir qualquer que julgam terem entrado no seu caminho. São personalidades criminosas, elaboram esquemas de assassinato, procuram manter contato e amizades com aqueles que usam arma, porque são medrosos, necessitam aliciar pessoas para atenderem seus intentos. São os prisioneiros que hoje estão em penitenciárias que não deram trabalho à investigação policial e que em curto prazo foram condenados pela justiça, geralmente em co-autoria de homicídio.



Manipuladores



Julga que os demais existem para satisfazer seus desejos e necessidades e não hesita em manipulá-los ou tratá-los como objetos que servem para atingir seus objetivos. Aproveitam das pessoas das quais tem mais aproximação tais como: vizinhos, colegas de trabalho. Quando são freqüentadores de igreja, manipulam os crentes daquela comunidade ou igreja, ou seja a todos que na sua maioria por serem influenciáveis e ignorantes caindo na malha do narciso.



Fantasias



Considera-se o melhor em seu trabalho, melhor até que seus superiores. Irradiam uma imagem de total segurança em si mesmo e podem ser capaz de convencer os demais que não há nada melhor que ele. Priva-se de aprender coisas novas porque pensa que já sabe tudo. Busca o êxito pelo próprio êxito. Não tolera o fracasso e muitas vezes não se arrisca, são covardes, porque nunca erram. Eles são perfeitos!

Só que os que sabem identificá-los, os conhece muito bem!