sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

COM QUEM VOCÊ FICA? E DEUS, COM QUEM ELE FICA?



Uma síntese de um homem considerado segundo o coração de Deus: Davi o seu nome.

Davi do seu palácio real vê a mulher do seu General se banhando (II Samuel 11.2) Pede aos seus empregados que a tragam (II Samuel 11.4). Copula com ela. O período dela é fértil. Manda, então chamar o seu maridoUrias, para fugir da responsabilidade de paternidade. Urias estava numa frente de batalha e Davi aconselha-o a ficar com Bate-Seba que se encontrava muito solitária. Por fidelidade ao seu trabalho, não quis deixar os seus homens sem a orientação de combate contra o inimigo de guerra. Sendo assim, Davi usou de uma estratégia ardil, escrevendo uma carta, que o próprio Urias levou e entregou a Joabe, cujo conteúdo era: “Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que ferido morra ( II Samuel 11.14). Urias levou a carta da sua própria morte. Quanta frieza no coração do Rei em fazer isso com o seu fiel General! Quanta crueldade! Crueldade: ato ou o desejo de fazer alguém sofrer física e moralmente. Fazer mal ao outro, humilhando-o ou agredindo sua integridade corpórea. Uma conduta hedionda. Basta desumanizar o próximo. Basta acreditar que ele não é um sujeito moral para que a crueldade cometida não seja alvo de sentimento.

Davi internalizou o seu procedimento anti-ético e moral ao ter um encontro com um homem chamado Natã, quando este lhe disse a seguinte parábola:

Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.

O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.

Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.

E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.

Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.

E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.

Então disse Natã a Davi: Tu és este homem (II Samuel 12.1-7).

Davi adormecido em sua consciência se vê acordado quando Natã o faz perceber a gravidade do seu comportamento ético-moral. Não foi necessário comentar o feito diretamente. Bastou uma parábola para que de imediato ele associasse aos seus feitos reprovados.

Contudo, independente do arrependimento e confissão de Davi (salmo 51), e antes de cometer os atos dolosos, ele era considerado homem segundo o coração de Deus. Deus sabia que Davi falharia, tanto ética quanto moralmente,Deus não foi pego de surpresa Davi era um homem de Deus.

Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou (I Samuel 13.14).

E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade (Atos 13.22).

As falhas éticas e morais, praticadas pelos que são realmente de Deus, ainda que hediondas, não anulam a relação com o Senhor, mesmo que o praticante esteja sofrendo as conseqüências do feito. Não são as palavras humanas que darão destino, através de emissão de juízo de valor, o sentido ao tipo do desvirtuamento ético-moral-legal. Por que não? O profeta Isaías responde:


Todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia (Isaías 64.6).


Não existe vítimas absolutas da vida!

Davi por ser um homem segundo o coração de Deus, hoje está com Ele na eternidade. Contudo, fica aqui uma pergunta: E Urias, onde ele está? Nada podemos afirmar, mas com certeza a sua conduta ética/moral assertiva não lhe garante a eternidade junto a Deus.