segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

NATAL É TAMBÉM RESSURREIÇÃO


Natal, sinônimo de nascimento. O que querem dizer quando dizem feliz natal? Feliz nascimento? Seria essa a semântica? Se for é algo muito estranho e sem sentido! Como alguém pode nascer de novo? Esta pergunta foi feita por Nicodemus (João 3.4) a Jesus e a resposta foi nascer do Espírito (João 3.5). Seria então o Natal um apelo a um novo gerar? Sim, com certeza! Todavia, o texto bíblico traz uma implicação teológica MUITO IMPORTANTE a ser observada em João 3.3: " Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não NASCER de novo, não pode ver o reino de Deus."

ANÁLISE DO VERBO NASCER

O verbo encontra-se num tempo verbal que só existe na língua grega chamado AORISTO. Este aparece na sua forma efetiva, ou seja, algo a ser efetivado. Outra coisa a ser visto no verbo é que ele se encontra na voz passiva. Sendo assim, o sujeito sofre à ação. Mas Jesus expressa: "aquele que não nascer..." Aquele que não, evidencia que nem todos nascem de novo. Jesus estava dizendo para Nicodemus que o Reino de Deus só seria visto por aqueles aos quais Deus gerasse. Sendo assim, fica evidente que o novo nascimento só se dá aos que Deus elegeu antes da fundação do mundo (Efésios 1.4).
Feliz Natal é uma declaração muito própria desde que a ótica seja uma ESPERANÇA. Esperança de poder ver o Reino de Deus, que só acontecerá para aqueles que Ele parir! A menopausa não existe em Deus, nem ovulações, contudo, ele só gera os que ele programou, PREDESTINOU (Efésios 1.5).

FELIZ NATAL, sabendo que o caminhar existencial é difícil. Exemplo está nEle que um dia se humanizou, sofreu terríveis dores a fim de que tivéssemos vida!

"E nos deu vida estando nós mortos..." (Efésios 2.1). Concluimos através do verso bíblico que acabamos de ler que Natal é tambem ressurreição!